A maior parte das pessoas que conhece o termo "dislexia" o associa a um transtorno de aprendizado que impede os portadores de lerem e compreenderem aquilo que estão lendo e também de escrever apropriadamente.
Corso, H.(2018). Plasticidade cognitiva e cerebral no desenvolvimento da leitura e na intervenção psicopedagógica na dislexia. In: Rotta, N. T., Bridi Filho, C. A., & Zouza, F. R. Plasticidade cerebral e aprendizagem: abordagem multidisciplinar. Artmed.
o dom da dislexia em portugues.pdf
Outra questão onde muitas pessoas se enganam é associar os sintomas de TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade) com os de dislexia, mesmo que as duas doenças causem problemas de aprendizado, seus sintomas são diferentes e devem ser tratados de modo diferente.
Por isso, abordamos neste texto alguns temas que te ajudarão a identificar a diferença entre dislexia e TDAH, além de conhecer um pouco dos sintomas de cada um e ver quais os tratamentos atuais para elas.
A dislexia e o transtorno de déficit de atenção são consideradas doenças comuns, ou seja, muitas pessoas possuem, mas por não conhecerem sobre elas e não procurarem ajuda médica, passam anos sofrendo sem saberem o porquê.
Além disso, as definições ou indefinições da dislexia não ajudam muito, no livro Dislexia em Questão, de Gisele Massi, a autora expõe as várias visões da ciência sobre o efeito da doença, acompanhe:
A dislexia tem algumas diferenças em suas definições: há explicação com abordagens organicistas onde cada especialidade médica tenta esclarecer as dificuldades na aprendizagem escolar da linguagem e da escrita, entre essas tentativas vemos de estudos neurológicos até estudos genéticos.
Essas foram algumas das celebridades e gênios da história que tiveram ou têm dislexia. Com isso, podemos ver que a doença não impede que a pessoa seja bem-sucedida, pois pode fazer o que qualquer outra pessoa faz.
TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) é normalmente confundido com dislexia, mas como você viu acima, a dislexia está diretamente ligado a escrita e a fala. Já a défict de atenção tem uma definição diferente, veja:
A dislexia e TDAH não possuem cura, ou seja, o paciente deverá lidar com os sintomas por toda a vida, mas isso não precisa ser doloroso, a dislexia é tratada com o auxílio de diversos especialistas como fonoaudiólogos, psicólogos e pedagogos que ajudarão no processo de leitura, expressão escrita e falada.
A dislexia dificulta o aprendizado, mas não impede que a pessoa aprenda, por isso, os pais devem mandar seus filhos para escola normalmente. E não é preciso uma sala especial para portadores do transtorno. Eles podem e devem estudar com colegas sem a doença.
A pessoa com dislexia tende a associar as palavras a coisas reais, então quando você usa metáforas e palavras abstratas elas podem ficar confusas. Elas podem até apresentar tontura e desconforto ao forçar o entendimento.
Por isso, é importante vendo dificuldades de aprendizado, os pais devem levar seus filhos ao psicólogo para que a dislexia seja atestada e tenha esses direitos garantidos. Agende uma avaliação agora mesmo aqui na BelaClin.
Como pudemos ver, a dislexia nada tem a ver com TDAH, porém as duas têm em comum as consequências no aprendizado, cada uma por motivos diferentes. Por isso, a melhor solução, que, aliás serve para quaisquer problemas de saúde, é procurar ajuda médica.
A dislexia dificulta o processo de aprendizagem da pessoa, porém é possível diminuir essas dificuldades, tornando o ensino mais agradável, divertido e atrativo, por isso, abaixo indicamos alguns sites e aplicativos que ajudam com isso:
Com isso você estará facilitando o aprendizado de quem sofre com o transtorno de dislexia, essas dicas também são úteis para quem sofre de TDAH, aliás, essas dicas são boas para todo mundo, aproveite. 2ff7e9595c
Comments